História – Viamão Século XX = Escola Municipal Castelo Branco

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Humberto de Alencar Castelo Branco, tem uma história nascida nos anos 1970. Inicialmente teve suas atividades desenvolvidas junto as dependências do Colégio Stella Maris, da Congregação do Imaculado Coração de Maria. A municipalidade agilizou a regularização de um terreno para a construção de prédio próprio e isto ocorreu no Sítio São José em local conhecido como a Fonte da Reirinha.

Em 16 de junho de 1979, o jornal CORREIO RURAL publicou notícia dando conhecimento das primeiras tratativas para construção de prédio próprio da escola. Em 11 de abril de 1980 houve o lançamento da pedra fundamental do prédio da escola (foto), construído naquele local, onde cresceu e permanece até hoje. Com o correr do tempo o prédio foi crescendo e ganhando grandes espaços.  Na foto, de 1980, aparecem o Padre Bernardo Machado dos Santos, o então prefeito Pedro Antonio Pereira de Godoy, a diretora da escola professora Terezinha Prates Chiden, membros do Círculo de Pais e Mestres e alunos, professores e comunidade.

A notícia, em 1979, foi esta: PRÉDIO DO CASTELO BRANCO – Como é do conhecimento geral, o Ginásio Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco deverá abandonar o prédio onde funciona, junto à Escola Stella Maris. Em vista do que, a direção daquele estabelecimento juntamente com o Círculo de Pais e Mestres debateu o assunto em diversas reuniões e concluiu a formação de uma comissão a qual lançou a campanha visando a construção de prédio próprio para aquela escola… “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *