Confira 3 dicas para planejar os estudos em 2020

 

Incluir momentos de lazer no cronograma das atividades é fundamental e gera aprendizado

Início do ano também é o momento ideal para planejar, junto com as crianças, o calendário de estudos e atividades que serão realizadas. De acordo com Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP, com pós-graduação em Arte-Educação e Psicopedagogia, é importante fazer um cronograma com base no tempo disponível. “Não vale a pena organizar uma rotina que tenha horários e períodos que não possam ser cumpridos. Isso gera desgaste e estresse, emoções que podem desmotivar a relação com os estudos”.

Confira abaixo mais algumas dicas elaboradas pela educadora, responsável pelo desenvolvimento do material didático de Língua Pátria do Kumon.

1. Crie um cronograma

Ter uma rotina é fundamental para otimizar os estudos. Monte um cronograma com os horários reservados para estudar todos os dias da semana. Também inclua atividades fixas, como escola, cursos e compromissos pessoais da família. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais clara e real da duração de cada tarefa.

2. Defina metas atingíveis

Ao organizar o calendário, planeje com antecedência as disciplinas e tópicos que serão vistos em cada dia. Ajude a criança a revisar os conteúdos, começando pelos assuntos que ela mais domina, para depois focar em temas mais difíceis.  Deixe -a resolver sozinha, isso é importante para que ela aprenda a encontrar as respostas.  Sempre que der um passo a mais e sanar as dificuldades sozinha, reconheça seus méritos. Isso é importante para tornar o estudo uma atividade prazerosa e divertida.

3. Não deixe o lazer de lado

Quando estiver montando o cronograma, é fundamental reservar e programar momentos de lazer. O cansaço prejudica o aprendizado, portanto, não sobrecarregue a criança. Proponha intervalos regulares entre os períodos de estudo e não deixe de oferecer momentos descontraídos, como brincadeiras e passeios. Adquirir novas experiências também gera aprendizado.  [Assessoria de Imprensa do Kumon]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *